segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aplicação de Conceitos sobre Migrações

Texto 3

Juanita Soberanes,
302 Fresador,
Monterrey, NL, México

Querida Esposa,

Quantos dias passaram desde que parti de Monterrey no nosso querido México! As saudades que tenho de ti e da nossa modesta casa azul em Fresador!

Escrevo para te contar como sobrevivi à pior noite da minha vida, num processo doloroso de emigração. Atravessei a fronteira deslocando-me para montante do Rio Grande, onde me deparei com a dita falha no muro que o teu irmão utilizou na sua migração internacional para os Estados Unidos. Ao passar o rio de noite, a hipotermia quase me impedia de imigrar. Nesta migração definitiva, sou imigrante clandestino, mas apenas mais um na corrente migratória.
Encontrei em New Orleans, todos os factores de atracção que procurava: tenho emprego na construção civil e tento viver o sonho americano. Como sempre, a família está em primeiro lugar, por isso, encontrei o meu primo Joaquim Soberanes, porém, apercebi-me de que o Joaquim sofreu grandes mudanças, quase uma anulação de identidade, parecendo-se com um americano.

Irias gostar do espaço onde agora vivo. O bairro de Iberville, em New Orleans é um local reconstruído após a destruição provocada pelo Furacão Katrina, um bairro agradável, com casas recentes de madeira e onde os vizinhos nos recebem de braços abertos, pois têm a noção do que é ficar sem nada de um momento para o outro. Longe de ser um factor de repulsão, é semelhante ao espaço em que juntos tínhamos pensado habitar.

Anseio pela nossa reunificação e espero que, em breve, possas vir ter comigo. Sinto saudades.


Daquele que te amará para sempre,
Diego Soberanes


Trabalho realizado por:
Barbara nº5
Catarina nº6
João Nuno nº8